Bia Vasconcelos

Saiba mais em:

Bia Vasconcelos no Rio Orient Festival/ RJ
  
FORMAÇÃO
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

- Iniciou seus estudos em Dança em 1997 com aulas regulares de Balé Clássico pelo método da Royal Academy of Dancing na Escola de Dança Elisângela Gomes em Feira de Santana.

- Em 2007 tem seu primeiro contato com Danças Orientais em Itabuna- BA com a professora Soraya Loureiro (PE), sendo sua constante fonte de inspiração até hoje.

- Em 2008 continuou seus estudos em Salvador- BA participando de aulas e eventos realizados com as professoras Cláudia Pugliesi (Escola Aldeia Ventre), Fernanda Guerreiro (Studio Dance Baladi), Bela Saffe (Casa Kairós) e Miliane Tarhira (Tarhira Espaço Terapêutico). Desde então passa a praticar regularmente aulas de Dança do Ventre Egípcia Clássica, Dança do Ventre Libanesa, Dança Turca, Dança Folclórica Árabe e Dança Tribal.

- Em 2009 apresenta pela primeira vez na cidade de Feira de Santana a Dança Tribal, a partir de cursos oferecidos no Centro Universitário de Cultura e Arte desta cidade e em seu próprio Espaço de Danças Orientais. Bia é reconhecida pelo pioneirismo em apresentar e lecionar esta dança na cidade desde então.

- Realiza também o ‘’Tribal Night: o 1º Encontro de Dança Tribal’’, evento que reuniu bailarinos profissionais e amadores de todo o País com o objetivo de incentivar a prática e divulgar os benefícios presentes no estilo, fomentar os interesses no conhecimento desta modalidade e oportunizar o surgimento de novos talentos. O evento conta com Show de Gala e Workshops ministrados pela bailarina Paula Braz da Cia Xamã/ SP, sendo um grande sucesso para o recente estilo tribal em Feira.

- Em 2009 viajou para São Paulo (capital) onde realizou diversos cursos de aprofundamento na Escola de Danças Orientais ‘’Shangrilah House’’, da mestra Lulu Sabongi. Nesta ocasião, estreita ainda mais seus laços com esta arte a partir de aulas com as principais mestras do estilo do país como Kahina, Malak, Nur, Juli, Aziza, entre outras. 

- Também em 2009, viajou para São Caetano do Sul (SP) aprimorando ainda mais sua técnica ao participar de importantes eventos e workshops internacionais da área de ventre e fusão, organizados pela Bele Fusco. Dentre outros, participou de cursos ministrados por Ariellah, Mardi Love e Sharon Kihara (EUA).

- Ganhou o 1º lugar na etapa regional da Audição Internacional Bele Fusco na categoria AVANÇADO, representando o estado da Bahia na grande final nacional. Nesta, realizada em São Caetano do Sul- SP, evento que reuniu bailarinas do Brasil e exterior, também foi a 1ª colocada, sendo a grande campeã a nível nacional em sua categoria.

- Apresentou a Dança Tribal pela primeira vez no Ballace- Festival Nacional de Dança 2010, sendo bastante elogiada por Caio Nunes (coreógrafo Rede Globo de Televisão). Neste evento, competiu no nível AVANÇADO obtendo também a maior pontuação.

- Em 2010, ao lado de Priscilla Yokoi, bailarina de renome internacional, participa da comissão do Júri nas competições do 1° Festival de Dança de Feira de Santana (organizado pela Loja Dance), sendo também professora convidada a ministrar workshops no evento.

- Ainda em 2010 viajou para o Rio de Janeiro/ RJ para participar de um dos maiores eventos relacionados à cultura árabe realizado no país: o Rio Orient Festival. Nesta oportunidade, além de ser professora convidada e ministrar Workshop com grande êxito, realizou cursos de aprimoramento técnico, como também foi convidada de honra na Noite de Gala ‘’O Oriente no coração das Américas’’. Neste evento apresentou-se com grandes nomes da música e dança árabe mundiais, como Nour, Yasser Al Swery, Maraia e Omar Al Khabir.

- Em 2010 viajou para João Pessoa/ PB participando do Tribal Extreme e Imersão e Noite de Gala com Sharon Kihara (EUA). Neste evento seleto, apresentou-se ao lado desta grande bailarina internacional, consolidando ainda mais sua carreira no âmbito da dança tribal.

- Retornou a São Paulo em 2010, oportunidade em que ficou na Escola de Dança Bele Fusco, aperfeiçoando-se e preparando-se para apresentar o grande show de gala naquele Estado.

- Em 2010 integra a Compania Internacional ‘’ Dancers South America’’, junto com grandes nomes da dança e música oriental da América Latina.

- Em 2011 passa grande temporada profissional em Buenos Aires (Argentina). Dentre outras atividades, realiza aulas intensivas com Saida em sua ‘’Escuela de Danzas Árabes’’ e tem aulas particulares de Dança Tribal com Emine.

- Em 2011 ministrará aula em São Paulo no Encontro Internacional Bele Fusco ao lado de Kami Liddle (EUA), Sonia Ochoa (EUA) e outras estrelas nacionais. Também ministrará aula em João Pessoa/ PB, evento organizado por Kilma Fariase  Cia Lunay.

Realizou diversos cursos, oficinas e workshops profissionalizantes com grandes nomes Nacionais e Internacionais de Dança Oriental, destacam-se:

- Workshop Internacional de Dança do Ventre Egípcia com Gamal Seif (Egito)

- Workshop de Dança e Música Folclórica Egípcia com Douglas Felis (Egito)

- Workshop Internacional de Dança do Ventre com Nour (Egito/ Rússia)

- Workshop Internacional de Dança Folclórica árabe (Dabke) com Yasser Al Swery (Egito/ Rússia)

- Workshop Internacional de Dança Gawazee com Yonisha (Canadá)

- Workshop Internacional de ''Tribal Bellydance'' com Yonisha (Canadá)

- Workshop Internacional de ''Egyptian Cabaret Style'' com Yonisha (Canadá)

- Workshop Internacional de Dança do Ventre Moderna com Yonisha (Canadá)

- Workshop Internacional de Dança Tribal com Mardi Love (EUA)

- Workshop Internacional de Dança Tribal com Sharon Kihara (EUA)

- Workshop Internacional de Dança Tribal com Ariellah (EUA)

-Imersão internacional com Sharon Kihara (EUA)

- Workshop Internacional de Dança Tribal com Geneva Bybee (EUA)

- Workshop Internacional de Dança Tribal com Isabel de Lorenzo (ITÁLIA)

- Workshop Internacional de Dança do Ventre com Maraia (México)

- Workshop Internacional de Dança do Ventre com Omar Al Khabir (Venezuela/ Egito)

- Aulas intensivas de Dança do Ventre com Saida (Buenos Aires/ Argentina)

- Aulas intensivas de Dança Tribal com Emine (Buenos Aires/ Argentina)

- Workshop de Dança do Ventre Libanesa com Polímnia Garro (SP)

- Workshop de Dança do Ventre (Solo de Derback) com Aysha Almeé (SP)

- Workshop de Dança do Ventre Egípcia Clássica com Nuriel El Nur (SP)

- Workshop de Dança do Ventre Egípcia Clássica com Mahaila el Hewa (SP)

- Oficinas de Dança Tribal com Bela Saffe (BA)

- Workshop com Adriana Bele Fusco (SP)

- Workshop e aula na Shangrila House com Aziza Mor Said (SP)

- Aula na Shangrila House com Munira (SP)

- Workshop e aula na Shangrila House com Kahina (SP)

- Aula na Shangrila House com Malak(SP)

- Aula na Shangrila House com Nur (SP)

- Aula na Shangrila House com July (SP)

- Workshop de folclore árabe com Dalilah (DF)

- Workshop de dança do ventre (técnicas de quadril) com Carlla Sillveira (MG)

- Workshop de dança tribal com Mariana Quadros (SP)

- Workshop de dança tribal com Nanda Najla (MG)

- Workshop de dança tribal com Carol Shavarosk (RJ)

- Workshop de Tribal Brasil com Kilma Farias (PB)

- Workshop de dança indiana com Carlos Clark (MG)

- Atualmente Bia é professora titular de Dança Tribal no Centro Universitário de Cultura e Arte, regido pela Universidade Estadual de Feira de Santana- Bahia (implantando o curso tribal na cidade) e professora titular de dança do ventre do Centro de Cultura Amélio Amorim, regido pela Fundação Cultural da Bahia (FUNCEB).

- Também ministra aulas nas maiores escolas de dança da cidade. Segue ampliando seus conhecimentos em dança, ministra workshops regularmente e apresenta-se por todo o País, além de promover eventos da área de dança na região.

- Possui ainda ensino Superior Completo: Bacharel em Direito. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), conclusão em 2008.

Com Sharon Kihara no Tribal Extreme/ PB

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL EM DANÇA ORIENTAL
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

- Pioneira em apresentar e lecionar a Dança Tribal na cidade de Feira de Santana- BA.

- Workshop de Dança Oriental em Vitória da Conquista- Bahia em 16 de dezembro de 2008 (Academia Life).

- Oficina de Dança Oriental em Vitória da Conquista- Bahia em 18 de dezembro de 2008 (Academia Edi Natação).

- Workshop de Dança Oriental em Vitória da Conquista- Bahia em 20 de dezembro de 2008 (Academia Life).

- Workshop de ''American Tribal Style'' em Feira de Santana- Bahia em 24 de janeiro de 2009 (Centro Universitário de Cultura e Arte).

- Apresentações como bailarina convidada no Encontro de Dança do Ventre de Vitória da Conquista 12 de dezembro de 2008.

- Apresentações como bailarina convidada no Workshop de Dança Tribal realizado por Bela Saffe no Vale do Capão- Chapada Diamantina em Fevereiro de 2009.

- I, II, II, IV, V e VI Workshops de Dança Tribal na cidade de Feira de Santana- Bahia durante os anos 2008 e 2009.
- Bailarina convidada no evento internacional e Noite de Gala Bele Fusco realizado em São Caetano do Sul/ SP em 2009.

- Bailarina convidada no Festival de Danças Femininas evento realizado em Belo Horizonte/ MG em 2009.

-Workshop de Dança Tribal no Rio Orient Festival realizado na cidade do Rio de Janeiro/ RJ em 2010.

- Bailarina convidada no ‘’Oriente no coração das Américas’’, evento internacional realizado no Rio de Janeiro/ RJ em 2010, apresentando-se ao lado de Nour (EGITO/ RUSSIA), Yasser Al Swery (EGITO/ RUSSIA), Omar Al Khabir (EGITO), Maraia (MÉXICO).

- Bailarina convidada no ‘’Tribal Extreme’’, evento internacional realizado em João Pessoa/ PB em 2010, apresentando-se ao Lado de Sharon Kihara (EUA).

- Bailarina convidada no ‘’Tribal Bahia’’, evento internacional realizado em Salvador/ Bahia em 2010, apresentando-se ao lado de Isabel de Lorenzo (ITÁLIA) e Geneva Bybee (EUA).

- Bailarina convidada no evento internacional e ‘’Noite de Gala Bele Fusco’’ realizado em São Paulo/ SP em 2010, apresentando-se ao lado de Moria Chappel (EUA) e Petite Jamilla (EUA) do grupo internacional Bellydance Superstars.

- Campeã regional Audição Internacional Bele Fusco realizado em Salvador/ BA em 2009.

- Ganhou o 1º lugar na etapa regional da Audição Internacional Bele Fusco na categoria AVANÇADO, representando o estado da Bahia na grande final nacional. Nesta, realizada em São Caetano do Sul- SP, evento que reuniu bailarinas do Brasil e exterior, também foi a 1ª colocada, sendo a grande campeã a nível nacional.

- Apresentou a Dança Tribal pela primeira vez no Ballace- Festival Nacional de Dança 2010, sendo bastante elogiada por Caio Nunes (coreógrafo Rede Globo de Televisão). Neste evento, competiu no nível AVANÇADO e ganhou a maior pontuação.

- Realizou o “Tribal Night”: o 1º Encontro de Dança Tribal da região, evento que reuniu bailarinos profissionais e amadores de todo o País com o objetivo de incentivar a prática e divulgar os benefícios presentes no estilo, fomentar os interesses no conhecimento desta modalidade e oportunizar o surgimento de novos talentos.

- Integrante da Compania Internacional ‘’ Dancers South America (DSA)’’.

- Realiza em 2011 o ''Tribal Spices'' e ''Raqs Sharqi'', workshops de dança tribal e dança do ventre respectivamente, no Centro Universitário de Cultura e Arte de Feira.

- Ministrou aulas regulares de Dança Oriental em diversas escolas e academias da cidade de Feira de Santana: Dênio Brito Fit Club, Corpo e Mente, Quatro Estilos e Delineare.

- Ministra em 2010 aulas de Ballet Clássico na EARTE e Sport Life.

- Professora titular de Dança do Ventre da EARTE, SPACE PARK e Centro de Cultura Amélio Amorim de Feira de Santana.

- Professora titular de Dança Tribal da EARTE e Centro Universitário de Cultura e Arte de Feira de Santana.


Em turnê com a Cia Internacional ''Dancers South America''/ SP